A importância da comunicação interna para as empresas.

Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional
7 de March de 2016
Mostrar tudo

A importância da comunicação interna para as empresas.

A comunicação interna auxilia no entendimento da cultura organizacional, é o fator que guia a empresa no mundo dos negócios, por isso, desenvolver uma comunicação sólida é tão essencial para o sucesso futuro das empresas.

Atualmente a comunicação interna é uma das estratégias mais importantes nas organizações, pois qualquer ação começa com comunicação. A ineficiência de um processo de comunicação tem o poder de causar perdas financeiras, além de mal estar entre os funcionários. Não obstante, a perda financeira aparenta ser o principal problema que a ineficácia de um plano de comunicação mal aplicado pode gerar, mas quando o clima organizacional é colocado em risco, as dificuldades em recuperá-lo podem ser ainda maiores.

A comunicação interna é o conjunto das interações, processos de trocas, e relacionamentos dentro da empresa. Ela é responsável pelo fluxo das informações, e do conhecimento tanto dos níveis da direção da empresa para os níveis subordinados, quanto de maneira horizontal, entre funcionários do mesmo nível de subordinação.

Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor da Comunicação Interna numa organização.

Dados da Comunicação Interna nas empresas Brasileiras

 

Em uma pesquisa realizada pela ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, para mapear as práticas adotadas pelas organizações em relação ao seu processo de Comunicação Interna, 179 empresas de diversos segmentos e setores da economia e classificadas entre as 1.000 Maiores Empresas do Brasil,foram entrevistadas.

Os dados mostram o crescente aumento da função estratégica desempenhado pela comunicação interna, em 50% das empresas participantes, a Comunicação Organizacional tem reporte direto à Presidência da organização. Para 76% das empresas participantes, a área de Comunicação Corporativa ocupa os níveis mais elevados na estrutura organizacional dessas empresas, sendo 34% no nível de Diretoria e 34% no nível de Gerência. O que mostra a importância do engajamento dos gestores no desenvolvimento da comunicação interna da empresa.
No desenvolvimento das atividades relativas à Comunicação Interna, 64% das empresas participantes, contam com a realização conjunta entre profissionais da equipe interna e equipe externa (fornecedor). Essa informação evidencia a necessidade do acompanhamento de profissionais capacitados para auxiliar e garantir os melhores resultados na aplicação da comunicação interna.

Conheça mais serviços da Advance Gestão.

Comments are closed.

Login

Perdeu sua senha?