Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

As pessoas tem o poder de mover e transformar empresas, por isso é tão importante conhecer a noção dessas pessoas sobre o ambiente interno nas empresas. Pessoas motivadas e engajadas são capazes de obter os melhores resultados. Para conhecer melhor essa noção, a Pesquisa de Clima Organizacional é a ferramenta utilizada, uma de suas funções é facilitar o ajustamento e a integração da pessoa recém contratada à cultura da empresa. Após o processo seletivo, os candidatos são admitidos na organização e, para iniciarem a trabalhar, devem ser integrados ao contexto empresarial, desprendendo-se de antigas formas de trabalho.

Os dados são recolhidos em conformidade com a demanda da organização, e atendendo às características e especificidades de cada uma. Para que seja realizada a Pesquisa de Clima Organizacional, é fundamental que os funcionários estejam cientes da prática à medida que este traz as informações sobre o clima da empresa.

As Pesquisas de Clima Organizacional possibilitam benefícios como:

* Otimização na comunicação: Conhecer qual é o pensamento do colaborador sobre a empresa, para criar um canal de comunicação mais aberto e direto.

* Gerar um ambiente de trabalho seguro: Aferir as condições físicas das instalações da empresa, para garantir mais segurança, e menor incidência de acidentes de trabalho.

* Melhoria da percepção da imagem da empresa: Conhecer a visão que o colaborador tem sobre a empresa e o seu sentimento acerca da organização.

* Diminuição do índice de rotatividade: Demonstrar ao colaborador que a empresa se importa com a sua opinião, mostrar que a empresa está preocupada em mante-lo vinculado através de planos de ações.

* Otimização da comunicação com as lideranças nas ações gerenciais: Avaliar, por meio da pesquisa, o grau de satisfação do colaborador em relação as suas lideranças e como as lideranças estão comunicando com o colaborador (relacionamento, feedback, supervisão das competências, dentre outros).

* Aumento de produtividade: Colaboradores que sentem-se acolhidos e ouvidos, sentem-se mais motivados e tornam-se mais produtivos.

* Manutenção dos pontos fortes da organização: Possibilidade de identificar os pontos de satisfação do colaborador dentro da organização, e assim, manter esses pontos fortes.

* Identificação de necessidade de treinamentos: Avaliar as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.

* Permite a organização definir planos de ações: O retorno da pesquisa de clima organizacional permite a organização traçar planos de ações focados no colaborador.

* Satisfação: Avaliar, de forma geral, qual é o grau de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

A Advance Gestão desenvolve Pesquisas de Clima Organizacional com profissionais capacitados. Solicite seu orçamento.

Comments are closed.

Login

Perdeu sua senha?